A LIVRARIA EVANGELISTA DE ROBERTO MORETON

04-DEZ-2025

História
A LIVRARIA EVANGELISTA DE ROBERTO MORETON
"Roberto Moreton foi proprietário de uma importante livraria da Figueira da Foz no início do século XX.
Vendia essencialmente livros religiosos e situava-se na entrada da Rua da Boa Recordação (Rua Cândido dos Reis, desde 26 de outubro de 1910), do lado direito de quem sobe a partir do Jardim Municipal.
Logo após a inauguração da Biblioteca Municipal, no dia 1 de maio de 1910, com sede num edifício situado na Praça Nova, à entrada da Rua dos Ferreiros, e das comemorações figueirenses do centenário do nascimento de Alexandre Herculano, Roberto Moreton ofereceu à recente biblioteca figueirense uma valiosa coleção de 77 livros religiosos.
Como noticiou o bissemanário «A Voz da Justiça» de 29 de novembro de 1910: 
“O sr. Roberto Moreton, ativo gerente da Livraria Evangelista, agência da sociedade de trabalhos religiosos de Londres, acaba de oferecer á nossa Biblioteca uma valiosa coleção de 77 espécimes bibliográficas, algumas d’elas luxuosamente encadernados. Esta oferta foi feita por intermédio do nosso amigo Eloy do Amaral, conservador da Biblioteca […]”. 
Roberto Moreton (1875-1936) era filho de Robert Hawkey Moreton (1844-1917) e de Inês (Agnes) Moreton. 
O seu pai nasceu em 1844, em Buenos Aires, estudou teologia no Colégio Teológico de Richmond e depois trabalhou em Inglaterra durante 4 anos. Viveu 46 anos no Porto, para onde transferiu a sua residência em 1871, por ocasião de seu casamento, onde fundou em 1874 a Igreja Metodista do Porto e onde faleceu a 14 de março de 1917.
Robert Moreton (pai) organizou a Igreja Evangélica Metodista no Porto, pregou a Palavra de Deus em muitas localidades, apoiou a União Cristã da Mocidade Portuguesa, traduziu várias obras para português, adaptou o livro Mapas Bíblicos, colaborou em revisões bíblicas, realizou conferências sobre História e sobre Ciências Naturais e escreveu numerosos cânticos.
Robert Moreton (pai) teve 4 filhos, entre eles Roberto Moreton (1875-1936) que foi proprietário da livraria da Rua Cândido dos Reis na Figueira da Foz. 
Roberto Moreton (filho) foi por longos anos secretário da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira em Lisboa, pioneiro do escotismo em Portugal, conjuntamente com António Sá de Oliveira e Álvaro Cardoso de Melo Machado, e fundador e membro da direção da União Cristã da Mocidade do Triangulo Vermelho e do Grupo nº 1 da Associação dos Escoteiros de Portugal.
Roberto Moreton (filho) casou com Laura Júlia Mange em 1 de setembro de 1905 e deste casamento só há registo do nascimento de um filho, Ernesto Moreton, que faleceu precocemente em 23 de fevereiro de 1909.
Roberto Moreton (filho) faleceu em 20 de setembro de 1936, estando sepultado no Cemitério dos Ingleses, em Lisboa."
Crónica de Fernando Curado

  • Partilhar